Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Qual a melhor hora de levar o bebê para escola?

Desde o ínicio do estava disposta a voltar a trabalhar e colocar minha bebezinha no colégio. Na teoria parecia que seria fácil para mim, mas na prática não foi bem assim. Comecei a trabalhar e ainda não tive coragem de ir na escola e fazer a matrícula dela. Ela só tem 1 aninho e 2 meses acho ainda muito bebezinha, já anda e tal ams meu coração aperta só de pensar nela sozinha prefiro deixa-lá com a minha mãe. Pensando nisso procurei pela net assuntos abordados nesse tema, e vi que a melhor idade é a partir 18 meses:"A partir dos 18 meses, no entanto, é que a criança estará mais apta a usufruir da socialização, isto é, do convívio no grupo social da escola. Nessa fase, ela já tem maior independência verbal, motora, social e emocional para participar de experiências e se defender de possíveis adversidades, como dores, desconfortos e agressões."
Bom é isso que vou fazer, no artigo diz também que é bom já colocar quando a criança já "largou" as fraldas e está mais "independente": "Algumas famílias preferem combinar a entrada na escola com a retirada das fraldas, época em que a criança também estará mais avançada na comunicação para contar o que sente e até relatar algo do que fez no novo mundinho escolar. O critério não é fundamental, e a convivência da criança no grupo social pode até ajudar na retirada desse hábito, pela imitação."
As vantagens:

  • O convívio com os amigos e as diversas atividades conduzidas na escola por meio de brincadeiras vão ajudar seu filho a organizar o pensamento, a encontrar um lugar dentro de um grupo e a usar mais intensamente suas percepções e seus sentidos.
  • O treino da higiene e da disciplina são aprendizados importantes nessa fase escolar e preparam ou reforçam na criança habilidades para a conquista de sua independência. É bom lembrar que, na correria do dia-a-dia, nem sempre os pais têm tempo ou paciência de dar a devida atenção a esses temas.
  • Fora do ambiente familiar, a criança vivencia novos papéis em diferentes situações. Na escola, deixa de ser a caçulinha da casa, o centro das atenções, o pequeno ser desprotegido. Passa a fazer parte de um grupo e a enfrentar a vida em nova condição.
Bom meninas espero que ajudem vocês também nesse dilema, ano que vem minha bolinha vai para escola e espero que ela se desenvolva mais e curta a nova fase da vidinha dela.



3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, meus filhos São minha vida, tenho um de 14 anos e 1 menina de 9, e cada fase é uma nova fase, tudo é uma nova descoberta, e ser mãe e educar com sabedoria, sem sufocar e sem deixar ir demais, é uma dos meus maiores dilemas, ficou super fofo seu cantinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário, realmente tudo é uma descoberta mais tenho um prazer enorme em viver esse "dilemas".
      Obrigada pelo carinho. Bjin :'*

      Excluir
  2. Olá querida!!

    Obrigada pela visitinha no meu blog =)
    O seu tbm é super fofo..o papo ainda não é o meu rsrs...mas um dia será, né? E vi que tem receitinhas...ahhn, aí sim =)

    Beijosss!!!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!