Páginas

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Blogagem Coletiva - Todos Contra a Violência

Nos dias atuais são raro os momentos em que ligamos a televisão e assistimos apenas notícias boas, a violência virou cotidiano em nossas vidas. Tenho duas filhas pequenas e me privo muitas vezes de me divertir com elas na rua passear por medo do que possa acontecer.
Mas o que mais me assusta é a violência que entra em nossas casas de mansinho sem que agente se dê conta, só percebemos quando o estrago já foi feito. A violência virtual. Vejo inúmeras notícias sobre isso de meninas novas, adolescentes que se deixaram levar por mensagens recebidas pensando em viver um conto de  fada ou que sofrem algum tipo de bullyng virtual.
Alguns meses atrás tive um pequeno susto, nada comparado a isso, mas poderia ter sido pior. Minha filha mas velha se inscreveu em um site de empregos e ligaram para ela para marcar entrevista. Olha que perigo?!? Ela colocou endereço, telefone, nome tudinho, imagine se fosse outro tipo de site?
Conversei com ela, expliquei que não pode fazer esse tipo de coisas, passar essas informações pela internet o quanto é perigoso pois não sabemos que está vendo. Do mesmo jeito que foi um site para emprego, poderia ser algum site de pedófilos, ou sei lá o que. 
Ai fiquei com essa coisa na cabeça, como fazer para prevenir que essas coisas não acontece, ou para que não venha a acontecer o pior. Minhas filhas ainda são pequenas, ainda não veem a maldade que está em nosso redor e não sabem que através da internet muitas coisas ruim também acontecem, principalmente em sites de relacionamentos onde sua vida fica exposta, e nunca sabemos quem está vendo e o que se passa na cabeça das pessoas que fazem parte da sua rede de amigos.
Pesquisei em sites e blogs especializados nesse tipo de assunto algumas dicas de como nos prevenir, olha ai:


  • Jamais informe o seu nome de usuário e senha.
  •  Não forneça dados da sua intimidade ou da sua rotina a nenhum usuário estranho.
  •  A maioria das redes sociais e chats possuem a tecla “bloquear” ou “excluir”, não tenha medo de usá-las quando for ofendido ou molestado por estranhos.
  •  Não responder as ofensas, isso gera uma guerra na rede e não se sabe onde vai parar.
  •  Se necessário abra uma nova conta.
  •  No caso de adolescente, se sofreu algum tipo de cyberbullyng, não hesite em contar para um adulto.
  •  Se sofreu o cyberbullyng(é uma “brincadeira” criminosa e que em alguns casos no mundo acabaram em suicídio.)  não apague as mensagens imediatamente, se possível de um print screen (cópia da tela), e guarde como prova.
  •  Se as ofensas passarem para a esfera das ameaças, ou se for menor de idade e sofrer assédio sexual de adultos, não hesite em procurar a polícia (delegacia de crimes virtuais).
  •  No caso dos pais, é preciso ficar muito atendo às atitudes dos adolescentes e estimulá-los a falar sobre a situação.
  •  No caso do cyberbullying é preciso antes ajudar quem sofreu a agressão do que punir o agressor.

Temos que ter todo cuidado hoje em dia com nossos pequenos pois o mundo virtual já é parte da nossa vida, porém é difícil está sempre vendo o que entra e saí através da rede, mas com pequenos cuidados podemos proteger nossa família desse mal que muitas vezes entra pela porta da frente da nossa casa. Pensem nisso mamães.
Bjin e uma ótima sexta para todas

2 comentários:

  1. Muito bom o post! :)
    Beijos!

    http://blogladiesbag.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tb estou participando da BC!

    Ótimas recomedações!! Precisamos ficar atentos a estes cadastro e a tudo q postamos nas redes sociais.

    Não deixe de passar lá no meu cantinho, bjss
    http://cphilene.wordpress.com

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário!